quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Bandas de surf music Australianas. Bons tempos...

Conversando com um amigo na net, e de repente tendo acabado o assunto, ele manda ”Betão, tem escutado alguma coisa de Spy vs Spy?” Aí eu levei um choquezinho mínimo, e me dei conta que à anos não pensava nessa geração de músicos, que tanto fizeram a minha cabeça no fim dos anos 80 e 90 geral!!!! Claro que não estou só me referindo ao Spy, mas também hoodooo Gurus, GANG gajang, e no meu caso, principalmente, MIDNIGHT OIL.


Bom voltando ao papo com meu amigo, eu só consegui falar na hora “ cara digita vSpy v Spy, no youtube, pq eles foram processados pelos caras da revista MAD*, e perderam o direito de usar o vs, entre os spys, é mole? Hehehe...”

*A revista MAD, detentora dos direitos dos personagens spy vs spy, obrigou eles judicialmente a modificar o nome, então eles adotaram essa solução e passaram a se chamar V SPY V SPY, algo parecido com o j quest aqui no Brasil.

Aí ele manda “ qual foi aquela banda que nós fomos no show mesmo? Foi o hoodoo gurus ou midnight? Eu achei que fosse hoodoo gurus, mas o cara era carecão... só pode ter sido o midnight oil...” e eu falei” nós fomos nesse show, cara eu nem lembrava mais disso. É tem razão, nós fomos e foi dos gurus... era metropolitan ainda!!! Não foi do midnight não, eu nunca fui num show deles...” .

Como foi bom me lembrar disso, uma fase que só hoje eu dou importância da minha vida, talvez mais até do que na época que eu vivi, que era aquela fase da surf music, até por que para mim era mais do que curtição. Bandas como midnight, representavam para mim tudo de mais essencial que uma banda de rock podia ser: os ideais filantrópicos, o estilo positivo sem perder a seriedade das letras, aquela necessidade de mudar o mundo com uma canção, tudo mesmo. Naquela época, para mim, era assim.

Hoje não é mais, para mim, rock e outros estilos podem ser apenas por curtição, e hoje eu posso escutar uma música neo-nazi e achar a melodia e a letra (não o sentido, mas a poesia) legais, mas naquela época não. Naquela época, rock’n’roll tinha que ter uma finalidade, algo que influenciasse os jovens a tomarem decisões certas e protestarem pelo que achassem justo,
e nada mais justo, para mim, naquele tempo, do que a luta pela ecologia e pelos direitos dos aborígines, bandeiras levantadas pelo midnight oil em suas músicas. Eu via como reflexos de nossas necessidades aqui no Brasil, com nossas nações indígenas e florestas ameaçadas.

Eu de repente me vi navegando pelo youtube, procurando por vídeos dessas bandas , e quando revi esses vídeos clipes que eu tinha conhecido através de programas como o extinto VIBRAÇÃO e REALCE, foi como uma viagem no tempo, um turbilhão de imagens e lembranças vieram à tona, todas maravilhosas, de uma fase da minha vida que eu não me lembrava, uma fase cheia de ingenuidade e altruísmo. Foi muito bom e eu queria compartilhar com vocês.

A primeira –SPY V SPY, CLARITY OF MIND- é em homenagem ao meu amigo Rafa, o Ricotta, por ter trazido de volta essa parte tão legal da minha vida, que às vezes, pela correria do dia a dia, ou mesmo pela urgência de assuntos mais importantes, deixamos de lado, ignorando o benefício que nossas raízes podem ter em nossa maneira de encarar novos desafios. E segunda é MIDNIGHT OIL, BLUE SKY MINE, um dos sons que mais gostava naqueles tempos. Que saudade...Espero que gostem. Como eu gosto.


Um comentário:

RAPOSO disse...

Oi Beto,
vou responder o seu comment com um certo atraso (ja que sua mensagem foi feita em outubro). Eu fico muito grato pelos elogios e muito contente em saber que seu filho tambem esta curtindo o meu trabalho.
Cheguei a fazer outra arte relacionada ao Warcraft que tambem esta postada no blog. Ja tenho planos de fazer mais algumas.
Tipo, ilustrar para livros infantis e um sonho que um dia pretendo realizar. Adoro o traco infantil alem da narrativa em si.
Bom, o meu blog esta aberto as visitas, e so chegar e comentar!!!

Abs!!!