domingo, 21 de outubro de 2007

Templates de sites: usar ou não usar, eis a questão...

Um amigo meu, que é meu parceiro e programador da minha equipe, resolveu refazer o layout de sua página (uma delas, pois o elemento tem várias), e mesmo sabendo que eu sou contra, e que faria o layout para ele de graça, e com o maior prazer, pegou um template na net, um open source, e no caso dele altamente recomendável e ético, pois o site é dele e ele não está vendendo o mesmo para ninguém. E apesar de já ter pensado nisso antes, hoje eu realmente tomei uma posição menos radical quanto ao uso desse tipo de recurso.

Ao navegarmos na net, nos deparamos com sites de todos os tipos, dos piores (grande maioria) até os bons, passando pelos razoáveis. Aí eu fico pensando, quando o empresário(?) se propõe a pagar por um serviço ao qual ele não está acostumado (até por que não são todas as empresas que tem mais de um site), ele tem expectativas quanto ao retorno que o site vai dar para ele, ou apenas está seguindo o restante da manada? Por que se o site não tiver uma série de fatores e conceitos, ele provavelmente não vai trazer retorno nenhum para o empresário em questão.

O caso que eu vou citar se restringe aos css open source, pois os outros eu continuo sendo radicalmente contra. Mas por que?

Bem em primeiro lugar, quando você usa um template monster flash (só para formular exemplo), você está usando uma tecnologia caríssima, que você provavelmente surrupiou (sim, por que são templates pagos, mas que são encontrados aos montes para donwload), você está colocando uma placa no pescoço do seu site com os dizeres “meu site é bonito, mas é template”, além do que são sites com uma carga visual e conceitual (muitos vão discordar dessa afirmação, mas eu explico em outra oportunidade) muito forte, sendo quase impossível desassociar de outros sites que usem o mesmo artifício.

Em segundo, são feitos de forma tão específica, que qualquer modificação no tema proposto para o site, deixa eles sem pé nem cabeça. Ou seja tem que usar a mesma coisa que milhões estarão vendo no site do template monster.

E terceira a para mim a pior, é extremamente cafona, pois imagine um cara saltando de um Chevette 82 com um cordão dourado de dois dedos de grossura que todo mundo sabe que não é ouro... Imaginou? Pois então, como o cara quer que a padaria dele tenha um site com a mesma tecnologia que uma agência capaz de executar o serviço, cobraria de 10 a 15 mil reais? E ele só quer pagar 150,00... Aí o sobrinho ri a toa!

Agora quando você lida com sites open source, você está colocando no ar sites com código enxuto, que em sua grande maioria são extremamente leves (ao contrário dos templates flash), e com conceito visual e design facilmente adaptável às suas necessidades. Claro que para isso tem que sacar de CSS no mínimo bem. Aí hoje eu realmente tomei coragem e me fiz àquela pergunta que me fazia tremer na base: Não seria melhor se ao invés de termos esses sites horríveis na net, os muito tenebrosos mesmo, que dão dor de cabeça para o usuário navegar nele, tivéssemos sites feitos com open source? Não sei não, mas a experiência me diz que seria sim...

Nenhum comentário: